quinta-feira, 8 de março de 2012

Recebendo em casa.


Há quem acredite que ser bom anfitrião é um dom, mas na verdade seguindo algumas diquinhas básicas a gente consegue criar uma atmosfera agradável onde tudo o que acontece contribui pro sucesso da recepção.

A casa da gente deve ser o lugar onde nos sentimos à vontade então nada mais justo do que fazer os “guests” se sentirem também.

Se for uma reunião informal, não custa nada se ater aos detalhes, um jantar tipo americano também pode ter guardanapos de pano que podem ficar dispostos na mesa principal ou num aparador, amarrados com um acessório mais despojado como uma flor artificial ou um simples laço de fita. Se a pedida for uma noitada de petiscos invista nos guardanapos de papel coloridos ou com temas, são sempre uma boa pedida, principalmente se combinam com outros acessórios como toalha de mesa ou as cortinas da casa.



Pra acabar com o desconforto de ter que segurar o prato e ainda conseguir cortar a carne, vai uma diquinha que é incrível e inspirada na minha avó, são bandejinhas feitas de madeirite, que você pode forrar com qualquer tecido, desde os mais simples até os mais sofisticados e tê-las sempre a mão, as minhas tem até o lugarzinho pra talheres dos lados, tipo um envelopinho feito com o próprio tecido, mas explico melhor em outra oportunidade.

A casa limpa e organizada é pré requisito obrigatório pra quem vai receber, vale colocar um aromatizador de ambientes, mas coisa leve porque ninguém vai se sentir bem se estiver enjoado ou com dor de cabeça por causa do cheiro forte.

Arranjos de flores são sempre bem vindos, naturais se possível e no caso de haver comes e bebes, flores com pouco perfume.

Organizar os assentos de forma a que todos interajam também é importante pra manter um ritmo legal na recepção e pra que ninguém se sinta de fora da conversa.

Prestar atenção às necessidades dos convidados é primordial, pois, por mais informal que seja a recepção ninguém deve abrir a geladeira da sua casa a não ser que você peça, então é sempre bom tem uma jarra de água à mão, verificar sempre se há guardanapos suficientes e talheres, se o lavabo está em ordem.

Também é legal deixar o ambiente sempre ok, como se a noite tivesse acabado de começar, pra isso sem que as pessoas percebam retire os copos sujos que não estão sendo usados, os guardanapos sujos, veja se há algo derramado na mesa que deva ser limpo ou talheres sujos que devam ser substituídos.

Essas dicas aliadas a um belo sorriso e simpatia são receita certa pra uma recepção com gostinho de quero mais e coberta de elogios.

Au revoir!!!

Um comentário: